Dramaturgia infantil no Brasil

com

Antonio Hohlfeldt

jornalista, escritor, professor universitário e crítico teatral

Sinopse

Abordar as origens da dramaturgia brasileira dirigida às crianças e, ao mesmo tempo, propor alguns valores e características dessa dramaturgia, destacando, especialmente, que não existe uma dramaturgia para crianças, mas várias dramaturgias para diferentes crianças. Pretende-se discutir desde a criação de Olavo Bilac até os espetáculos mais recentes, destacando a importância de Maria Clara Machado que propiciou, a exemplo de Monteiro Lobato, a partir de 1921, na narrativa para crianças, uma saudável renovação para a dramaturgia dirigida a crianças e jovens, sobretudo a partir de "Pluft, o fantasminha camarada".

Duração 120 minutos

Serviço

Data 09/10
Horário 16h  
Duração 120 minutos
Inscrição gratuita através do email inscricoes@festecri.com
Local Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n° / Centro Histórico / Porto Alegre/RS)
09/10
16h
Theatro São Pedro
Inscrições gratuitas

Público alvo

profissionais do teatro, classe artística, escritores, educadores, estudantes e interessados no assunto

Antonio Hohlfeldt

Jornalista, escritor, professor universitário e crítico teatral. Atuou sempre na área do jornalismo cultural, no Correio do Povo, Diário do Sul e, atualmente, Jornal do Comércio, com uma coluna semanal como crítico de teatro. Formado em Letras, com Pós-doutorado em Jornalismo, pela Universidade Fernando Pessoa, Porto/Portugal. Atualmente, é professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social e em Letras / Escrita Criativa, da PUCRS. É autor de vários livros sobre Teoria da Comunicação, Literatura brasileira e Literatura do Rio Grande do Sul, além de escrever livros de ficção para crianças e jovens.
Em março de 2018, assumiu como Presidente da Fundação Theatro São Pedro, sendo indicado para ocupar o cargo que foi de Eva Sopher por mais de quarenta anos. Em 2019, foi jurado no Prêmio Camões, um dos mais importantes prêmios da literatura de língua portuguesa, escolhendo como escritor vencedor da edição Chico Buarque, pela importância do conjunto de sua extensa obra.